Projeto Cultura e Memória


COMUNICADO
Em 2014, o projeto Cultura e Memória encontra-se, temporariamente, suspenso até a conclusão da reforma da CASA DO CARNAVAL (prédio 52).


Projeto Cultura e Memória: os Mestres contam suas histórias

2011

O projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias constitui uma ação sistemática, na qual reservamos as tardes das sextas-feiras para socializar as histórias de vida dos mestres da cultura popular. Cada relato que se registra, documentam-se histórias que representam um tempo vivido e nos aproxima de experiências sociais classificadas durante anos, como não oficiais. Cada história contada atribui vida à cidade, distanciando da idéia de fixidez e uniformidade das nossas práticas cotidianas. Desse modo, registrar cada fala é preservar para futuras gerações fragmentos ou trajetórias sociais que recriam culturalmente a cidade diariamente, e contribuem para a construção de novas narrativas sobre o Recife com histórias e cenários que se entrelaçam.



________________________________________________________________________


2010
No mês de novembro, a Casa do Carnaval iniciou o projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias. Uma ação sistemática, na qual reservamos as tardes das sextas-feiras para socializar as histórias de vida dos mestres da cultura popular. Cada relato que se registra, documentam-se histórias que representam um tempo vivido e nos aproxima de experiências sociais classificadas durante anos, como não oficiais. Cada história contada atribui vida à cidade, distanciando da idéia de fixidez e uniformidade das nossas práticas cotidianas. As experiências dos mestres são impregnadas de significados simbólicos, que revelam novos personagens. Desse modo, registrar cada fala é preservar para futuras gerações fragmentos ou trajetórias sociais que recriam culturalmente a cidade diariamente, e contribuem para a construção de novas narrativas sobre o Recife com histórias e cenários entrelaçados.
Assim, no mês de novembro presenteamos a cidade com a sabedoria de dois emblemáticos representantes da história e cultura afro-brasileira: Ubiracy Ferreira (Balé de Cultura Negra - BACNARÉ) e Marivalda Maria dos Santos (Rainha do Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante).
Em dezembro, o Natal atuou como emblema e inspiração para realizarmos momentos de reflexão e debate em torno das manifestações culturais do ciclo natalino na Casa do Carnaval. Desse modo, escolhemos nomes que nos ensinassem sobre os cortejos em noites de Reis, as folias dos Mateus, das Catirinas, dos Bumbas. Cantamos jornadas e outras loas; tratamos de festas de terreiro, de palco, de praça, de ruas e pátios. Assim, abriu a programação do mês de dezembro, o Mestre Severino do Boi Teimoso, seguido de Maria Cristina de Andrade (Mestra Cirandeira, Carnavalesca e presidente do pastoril Religioso Estrela Brilhante de Água Fria), e Geraldo Almeida do Reizado Imperial.