terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Histórias das Agremiações

                                                              Foto: Rogério Holanda.

 A ideia de fazer um Bloco Lírico no Pina surgiu quando um grupo de moradores da localidade (pescadores, estivadores e lavadeiras) decidiu desfilar pelas ruas fazendo serenata. Estava lançada a semente do que mais tarde se tornaria o Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina, em 3 de fevereiro de 1932. Inicialmente, a Agremiação recebeu os nomes Amadores, Jangadeiros, Veranistas, chegando finalmente a denominar-se Banhistas do Pina.Suas cores oficiais são o azul e o branco, em função da devoção “religiosa que os primeiros integrantes do Bloco tinham por Nossa Senhora da Conceição”.

Localizada numa área praieira, a Agremiação tem como símbolo uma jangada. E sua sede funciona, desde a sua fundação, na Rua São Luís, 316, na localidade conhecida popularmente como Bode, no Pina. Hoje, com 82 anos de fundação, Banhistas, como é carinhosamente chamado, continua uma referência para a comunidade, assim para como o Carnaval das cidades.

O Bloco desfila com aproximadamente 150 componentes. Tem no seu repertório diversas composições como Lindas praias, de autoria de Luiz Faustino - o hino da Agremiação, entre outras marchas de compositores renomados.


(PREFEITURA DO RECIFE. Guia do Folião. Recife: Secretaria de Cultura, 2007.p.68.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário