sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Casa do Carnaval participa de Queima da Lapinha em Água Fria


A Casa do Carnaval esteve presente, no último sábado, dia 08 de janeiro de 2011, no ritual da Queima da Lapinha realizado pelo tradicional pastoril religioso Sol Nascente, do Mestre Ubiracy Ferreira (BACNARÉ – Balé de Cultura Negra do Recife). O acontecimento teve início às 20 horas, na Rua Raul Pompéia, em Água Fria e contou com a presença da vizinhança, familiares, amigos, pesquisadores e curiosos. Passado de geração em geração, o ritual público da tradicional queima da lapinha teve início com a defumação do presépio, dos membros do grupo BACNARÉ e algumas pessoas presentes.





Em seguida, a apresentação cultural do guerreiros e do pastoril religioso Sol Nascente. Uma animada disputa dos cordões aconteceu no local com venda de votos e vitória do cordão azul.

Às 23h30, houve a retirada das imagens dos santos do presépio e a organização da lapinha para o cortejo, que seguiu em coro pelas ruas: Raul, Pompéia, Rua São Bento, cruzando a Avenida Beberibe e adentrando a Rua do Triunfo, cruzando a Rua do Bom Conselho, Rua do Machado, finalizando na Rua Zeferino Agra, em frente da Igreja Matriz de Santo Antônio. Tradicionalmente, chegada á Igreja Matriz de Santo Antônio, o cortejo deu três voltas na frente do templo e ateou fogo nas folhagens secas.


Após o amortecimento das chamas da fogueira, o grupo percussivo que acompanhava o cortejo, ao som de jornadas natalinas, agita os tambores e embala os foliões com a batida do maracatu até a volta para casa. Na chegada, outro ritual se inicia: a chegada da Calunga e sua dança ritualística promovida por Ubiracy, sua esposa e suas Damas do Paço, seguida do recolhimento de todos os integrantes do BACNARÉ dentro de casa. Após a cerimônia, um farto lanche é servido a todos os participantes, com bolos, doces, salgados e o tradicional caldo de cará e camarão preparado pelo Mestre Ubiracy Ferreira.

Por Mário Ribeiro

Doutorando em História - UFPE


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Casa do Carnaval abre a sua programação de Carnaval com o projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias. Esta iniciativa tem como principal proposta socializar para um público mais amplo as histórias de vida dos mestres das culturas populares do Recife e Região Metropolitana. Acreditamos que cada relato registrado gera novos quadros narrativos que contam histórias da cidade classificadas durante anos como não oficiais. Documentá-las é preservar para futuras gerações, fragmentos ou trajetórias sociais, de experiências de vida dos mestres que recriam a história da nossa cidade diariamente por meio das manifestações culturais. Para o mês de janeiro, traremos para o debate os carnavalescos: Lindivaldo Leite (Seu Vavá) do Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina, fundado em 03/02/1932; a passista de frevo Zenaide Bezerra – filha do grande passista Egídio Bezerra e a homenageada do 09 de fevereiro de 2011 (Dia do Frevo) pela Prefeitura do Recife; e Dona Luiza do Clube de Frevo Bola de Ouro, fundado em 15/09/1915 fechará com dignidade as nossas tardes de conhecimento do primeiro mês do ano. Em fevereiro, no clima das prévias carnavalescas, o projeto continua, dessa vez com a presença de Juracy Simões, presidente da centenária Tribo Canindé do Recife, de 05/03/1897; Alzira Dantas – uma das personalidades do Carnaval da Bomba do Hemetério e presidente da Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda (01/10/1934); Dona Elda, Rainha do Maracatu de Baque Virado Porto Rico (07/09/1916), nos presenteará com seus conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira, seguida do radialista e pesquisador das culturas populares, Lima Neto. Para todas as palestras conferimos declarações de participação para os interessados e lembramos que os relatos são registrados em audiovisual e disponibilizados ao público pesquisador na Casa do Carnaval.


Mestres Convidados:


JANEIRO
14/01 Seu Vavá – Bloco Carnavalesco Banhistas do Pina Banhistas do Pina
21/01 Zenaide Bezerra – Passista de Frevo
28/01 Dona Luiza – Clube de Frevo Bola de Ouro

FEVEREIRO
04/02 Juracy Simões – Tribo Canindé Do Recife
11/02 Alzira Dantas – Troça Carnavalesca Abanadores do Arruda
18/02 Dona Elda – Rainha do Maracatu Nação Porto Rico
25/02 Lima Neto – Radialista e Pesquisador do Carnaval


14/01 Seu Vavá – Bloco Carnavalesco Banhistas do Pina Banhistas do Pina


21/01 Zenaide Bezerra – Passista de Frevo


28/01 Dona Luiza – Clube de Frevo Bola de Ouro

04/02 Juracy Simões – Tribo Canindé Do Recife


11/02 Alzira Dantas – Troça Carnavalesca Abanadores do Arruda


18/02 Dona Elda – Rainha do Maracatu Nação Porto Rico

25/02 Lima Neto – Radialista e Pesquisador do Carnaval



Casa do Carnaval inicia as inscrições para os concursos de Carnaval do Recife 2011

No período de 10 a 28 de janeiro de 2011, a Casa do Carnaval realizará as inscrições para os concursos de Rainha do Carnaval e Rei Momo, Passistas, Porta-Estandarte, Mestre Sala e Porta-Bandeira do Recife, organizados pelo Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife. As inscrições acontecem das 10h às 16 horas.

Período de Inscrições para os concursos: 10 a 20/01/2011

Informações: 3355-3303 / 3302

Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife 2011 tem suas inscrições na Casa do Carnaval

Teve início no dia 10 de janeiro de 2011, na Casa do Carnaval, as inscrições para o Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Concurso de Agremiações Carnavalescas. Sob a coordenação geral de Zélia Sales e Albemar Araújo, o Seminário é uma realização do Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Na sua 6ª edição, prepara, do ponto de vista teórico, candidatos das diferentes áreas: coreografia,artes plásticas, história, turismo, artes cênicas, design gráfico, música, carnavalescos, entre outros profissionais, que serão selecionados para atuarem como jurados dos 4 pólos de concurso: Avenida Dantas Barreto (Grupo Especial), Av. Guararapes (Grupo 1), Pátio de Santa Cruz (Grupo 2), e Avenida do Forte (Grupo de Acesso). Com uma metodologia diferente, este ano o seminário acontecerá em duas etapas: a primeira, na Faculdade Maurício de Nassau, no período de 24 a 28 de janeiro de 2011, das 18h às 21 horas; a segunda fase, apenas para os selecionados, acontecerá na Casa do Carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2011.

Período de Inscrições para o seminário: 10 a 20/01/2011

Informações: 3355-3303 / 3302