quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Turismo Étnico Religioso na Casa do Carnaval


Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife.

Como parte das ações da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife, referente ao mês de comemoração da consciência negra, o Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval realizará no período de 22 a 25 de novembro de 2011, o curso Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife.
 

A iniciativa visa contribuir para o debate em torno da criação de novas rotas para o turismo cultural no Recife, as quais contemplam os territórios das culturas afro-brasileiras. O curso será dividido em dois momentos: o primeiro com aulas teóricas, abordando os seguintes assuntos: a pluralidade dos discursos e a invenção do medo em torno das culturas afro-brasileiras; o Recife como território da cultura negra (gastronomia, ritmos, festas, lugares, religiosidades); o turismo e o planejamento sustentável. A segunda etapa consistirá numa visita técnica ao Ilê Obá Aganju Okoloya, espaço significativo para a história da cultura afro-brasileira no Recife.
O curso será ministrado pelos professores Ester Monteiro (Mestre em Antropologia, UFPE); João Paulo da Silva (Turismólogo Mestre em Extensão e Desenvolvimento Rural - Professor do Curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco) e Mário Ribeiro (Doutorando em História – UFPE; Professor do Curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco).
Carga horária total de 12 h/a.

Período de Inscrição: 10 a 17/11/2011  (09h às 17horas)
Período de Realização: 22 a 25/11/2011 (14h às 17horas)
Informações: 3355-3302 / 3355-3303
Local: Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro, nº 52. São José, Recife-Pe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário