sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Casa do Carnaval participa de Queima da Lapinha em Água Fria


A Casa do Carnaval esteve presente, no último sábado, dia 08 de janeiro de 2011, no ritual da Queima da Lapinha realizado pelo tradicional pastoril religioso Sol Nascente, do Mestre Ubiracy Ferreira (BACNARÉ – Balé de Cultura Negra do Recife). O acontecimento teve início às 20 horas, na Rua Raul Pompéia, em Água Fria e contou com a presença da vizinhança, familiares, amigos, pesquisadores e curiosos. Passado de geração em geração, o ritual público da tradicional queima da lapinha teve início com a defumação do presépio, dos membros do grupo BACNARÉ e algumas pessoas presentes.





Em seguida, a apresentação cultural do guerreiros e do pastoril religioso Sol Nascente. Uma animada disputa dos cordões aconteceu no local com venda de votos e vitória do cordão azul.

Às 23h30, houve a retirada das imagens dos santos do presépio e a organização da lapinha para o cortejo, que seguiu em coro pelas ruas: Raul, Pompéia, Rua São Bento, cruzando a Avenida Beberibe e adentrando a Rua do Triunfo, cruzando a Rua do Bom Conselho, Rua do Machado, finalizando na Rua Zeferino Agra, em frente da Igreja Matriz de Santo Antônio. Tradicionalmente, chegada á Igreja Matriz de Santo Antônio, o cortejo deu três voltas na frente do templo e ateou fogo nas folhagens secas.


Após o amortecimento das chamas da fogueira, o grupo percussivo que acompanhava o cortejo, ao som de jornadas natalinas, agita os tambores e embala os foliões com a batida do maracatu até a volta para casa. Na chegada, outro ritual se inicia: a chegada da Calunga e sua dança ritualística promovida por Ubiracy, sua esposa e suas Damas do Paço, seguida do recolhimento de todos os integrantes do BACNARÉ dentro de casa. Após a cerimônia, um farto lanche é servido a todos os participantes, com bolos, doces, salgados e o tradicional caldo de cará e camarão preparado pelo Mestre Ubiracy Ferreira.

Por Mário Ribeiro

Doutorando em História - UFPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário